Olhamos para Torres Vedras como um território uno mas simultaneamente espaço de diferenças, com uma identidade que não esquece ser o resultado da interpenetração de múltiplos fenómenos ambientais, sociais e culturais.
Olhamos Torres Vedras como cidade com intencionalidade educadora, que fomenta a formação para e pela cidadania – a afirmação de valores civis como a solidariedade, a liberdade, a igualdade, o incentivo à participação na vida da comunidade são materializados em políticas, programas e projetos desenvolvidas na mais estreita parceria com todos os elementos da comunidade – associações, escolas, instituições públicas e privadas.
Olhamos Torres Vedras como espaço público de educação, presumindo a educação como transversal a todas as políticas da cidade e convocando todos os cidadãos para a nobre tarefa de educar.
Olhamos Torres Vedras como território que entende a ciência, a tecnologia e a inovação como motores para o desenvolvimento da economia local e para o crescimento cidadão e por isso os trazemos para fora dos muros da escola.
Olhamos Torres Vedras como território em que a diferença é entendida como uma riqueza.
Olhamos Torres Vedras como espaço de vivência sempre em construção tendo a educação como caminho para o bem comum.
Olhamos Torres Vedras como Cidade Educadora e por isso nos congratulamos com a promulgação do dia 30 de novembro como Dia Internacional das Cidades Educadoras e temos o maior orgulho em associarmo-nos a centenas de cidades de todo o mundo na sua comemoração.
Acreditamos, como Paulo Freire que “O primeiro livro de leitura é o Mundo”.