O slogan para esta edição do Dia Internacional da Cidade Educadora é: “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”. Do Secretariado da AICE, esperamos que as iniciativas organizadas para 30 de Novembro, por ocasião da celebração do Dia Internacional, sirvam para continuar a colocar a educação como uma grande alavanca política para corrigir as desigualdades e gerar bem-estar.
Hoje, mais que nunca, as Cidades Educadoras devem estar ao lado da população que necessita de maior apoio para que esta recuperação seja inclusiva. Para isso, será preciso reforçar a ação municipal à luz dos valores da Carta, o que significa a igualdade de oportunidades, a inclusão, o progresso social e o crescimento sustentável.
É tempo de juntar forças, trabalhar de forma conjunta e procurar alianças para catapultar a educação como eixo central da recuperação. Proteger e priorizar o investimento na educação, impulsionar a formação, promover o empreendedorismo, apoiar a investigação, fomentar a inovação social, melhorar a empregabilidade são, entre outras, algumas das principais estratégias a serem priorizadas.