Escrevo esta carta para saudar a todos e todas e dizer que é motivo de muito orgulho para Mauá integrar a Associação Internacional de Cidades Educadoras – AICE. É grande oportunidade para trocar experiências com outras localidades e, assim, adquirir ferramentas adequadas para elevar continuamente a qualidade da educação ofertada aos moradores.
A missão de uma cidade educadora é transformar-se em território educador. Por isso, além do trabalho realizado em sala de aula, Mauá desenvolve ações para inserir toda a comunidade no universo escolar. Entre 2013 e 2016, fortalecemos a gestão democrática e a qualidade social da Educação ao dar mais espaço para a atuação dos conselhos escolares e das associações de pais e mestres (APM).
Ao longo dos últimos quatro anos, garantimos educação pública gratuita e de qualidade para crianças, jovens e adultos em todas as modalidades de ensino. Para tal, aumentamos a autonomia das escolas na elaboração do Projeto Político Pedagógico, pensado de acordo com as características e necessidades de cada comunidade. Também propiciamos formação continuada aos profissionais, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades.
Mais uma prioridade foi manter a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Com este intuito, asseguramos a acessibilidade dos espaços físicos das escolas municipais, garantimos atendimento educacional especializado e ofertamos educação bilíngue em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e Língua Portuguesa.
Para universalizar o acesso ao sistema municipal de ensino, ampliamos as matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desta forma, elevamos a escolaridade do trabalhador e a taxa de alfabetização da população com 15 anos a fim de participar ativamente do processo de erradicação do analfabetismo no País.
Além do mais, integramos atividades culturais, esportivas, de lazer e educacionais. Só assim, é possível educar a todo o momento, em todas as oportunidades e meios. Fizemos isto de diversas maneiras, sobretudo com a inauguração, em 2014, de um CEU das Artes e dos Esportes, Complexo Multiesportivo e Cultural, com estrutura para oferecer oficinas artísticas e esportivas, cursos e peças de teatro. Outros dois equipamentos públicos do formato estão em construção e há projeto em andamento para mais um.
Por estas ações, pela postura progressista de gerir a cidade, em total consonância com os princípios contidos na Carta das Cidades Educadoras é que nos sentimos imbuídos da certeza de que, a partir de nosso exemplo é possível criar elementos que tornem as cidades mais justas, mais solidárias e comprometidas com a construção de um mundo melhor!
Assim, desejo que o Dia Internacional da Cidade Educadora seja inspirador para todas as cidades, distribuídas por todo o mundo, que desejem associar-se a AICE e, por meio do diálogo e intercâmbio de ideias, potencializar a capacidade educativa dos territórios, tornando-os grandes polos educadores!