O Município de Santa Maria da Feira assentou a sua intervenção nas PESSOAS, seu maior património imaterial, com o desiderato de capacitar o seu território enquanto potência educativa através da educação formal, não formal e informal, concretizando um projeto global para o município, trabalhando conjuntamente em projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos seus habitants numa perspetiva de cidade educadora enquanto tarefa de todos, para todos e com todos.
Esta intencionalidade de expressão educadora encontra‑se espelhada nas grandes opções do plano estratégico de ação municipal, com vista ao aumento da qualidade de vida das pessoas e das famílias, assumindo na sua missão a criação de um concelho educador, inovador, empreendedor, criativo e cidadão.
O Município tem centrado a sua ação na qualificação dos munícipes e na elevação das suas competências e níveis de formação, bem como na promoção do trabalho em rede entre os agentes educativos, formativos, empresariais, sociais, desportivos e culturais, com vista à concertação de sinergias assertives para o seu desenvolvimento harmonioso e sustentável.
Potenciando uma governança partilhada, bem como a capacitação das pessoas e entidades, estímulo à cidadania ativa, a par da promoção de um saudável crescimento da sociedade civil nas suas múltiplas formas de intervenção e de concretização.
A linha de atuação do Município centra‑se ainda no desenvolvimento de projetos culturais e identitários de excelência, de base comunitária, que procurem a interação das artes tradicionais com as artes modernas e contemporâneas, promovendo um conjunto de relações criativas e inovadoras entre a tradição e a modernidade.
O Município de Santa Maria da Feira assume, assim, o papel de regulador e de promotor de (re)afirmação de um território educador, que procura desta forma assimilar o sentido dos princípios das cidades educadoras, que culmina no ser feliz.