Palmela assume-se como Município Educador e integra o Movimento das Cidades Educadoras, através da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e da Rede Territorial Portuguesa (RTPCE), tendo em consideração as políticas e práticas locais que dão corpo aos princípios deste movimento internacional.
Aderimos ao Movimento Internacional das Cidades Educadoras em Junho de 2000, reforçando desde então o território como espaço educador, através de uma política educativa ampla, com carácter transversal e inovador, compreendendo todas as modalidades de educação ao longo da vida, assim como as diferentes manifestações culturais, fontes de informação e vias de descoberta da realidade que se produzem na cidade.
Em Palmela, temos vindo a intensificar o conhecimento e a explorar as potencialidades dos princípios das Cidades Educadoras no desenvolvimento das políticas educativas locais e assumimos o desafio da sua construção, elegendo o Projeto Educativo Local, (PEL), como um plano estratégico que pretende caracterizar a identidade educativa do território, otimizando a rede local de saberes, competências e recursos.
No Dia Internacional da Cidade Educadora reforçamos o nosso compromisso com o Movimento Internacional das Cidades Educadoras, acreditando que a qualidade de vida de um município educador deve passar pela criação de mecanismos de proteção e autonomia das pessoas e pela promoção da inclusão territorial. O desenvolvimento equilibrado e a redução das disparidades existentes entre o urbano e o rural, podem evitar os desequilíbrios territoriais e conferir mais coerência, quer às políticas regionais, quer às políticas sectoriais com impacto territorial.
Assumir a educação a partir do território, como um processo democrático e participado ao longo da vida, deve ser a aposta dos municípios educadores, numa lógica de cooperação entre as regiões e os países.
É com esta forma de estar que hoje trabalhamos, em sintonia com mais 491 cidades e 37 países de todo o mundo, aplaudindo o direito de todos e todas à Cidade Educadora.