Na qualidade de membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras desde 2012, o Município de Setúbal congratula-se com a celebração do Dia Internacional das Cidades Educadoras, no próximo dia 30 de novembro.
Assim, associamo-nos a este dia com um conjunto de iniciativas a decorrer ao longo da semana, divulgando os princípios enunciados na Carta das Cidades Educadoras, com ações junto da comunidade educativa e da população em geral.
Com os mais jovens vamos promover debates e encontros com a presença dos eleitos municipais, procurando estreitar os laços e a confiança entre o poder local e a população mais jovem, num exercício de reforço da cidadania.
A beleza que nos é transmitida pela paisagem natural – Setúbal é banhada pelo rio Sado e rodeada pelo Parque Natural da Arrábida – tem atraído para a nossa cidade gentes de outros lugares, quer do país quer do estrangeiro, trazendo a riqueza da sua cultura, hábitos, costumes e tradições.
Sendo Setúbal um Município multicultural, questões como a identidade, a igualdade, a participação e a cidadania são fulcrais numa cidade que se quer plural e inclusiva.
Reconhecendo a importância do papel da educação, como motor e alavanca do desenvolvimento e fator decisivo na elevação na qualidade de vida dos munícipes, o executivo municipal, na sua ação governativa, tem procurado complementar e enriquecer a aprendizagem formal, criando condições e recursos para dotar os equipamentos municipais (museus, bibliotecas e outros equipamentos culturais) para que funcionem como autênticos laboratórios de aprendizagem.
A preservação da memória e o conhecimento do património natural e cultural ajudam-nos a compreender quem somos e como somos, numa busca constante de contribuir para a construção de uma sociedade mais conhecedora, mais participativa, mais justa, mais solidária e mais humanizada.
É neste sentido que, no dia 30 de novembro, decidimos aplaudir toda a comunidade educativa, num aplauso coletivo de agradecimento a todos aqueles que de uma forma direta ou indireta transformam Setúbal, construindo uma cidade educadora, capaz de corresponder aos novos desafios da sociedade atual.