Santo André recebe a Reunião da Rede Brasileira de Cidades Educadoras
O encontro das cidades no só permitiu enriquecer o trabalho conjunto em Brasil, mas também foi eleita a nova cidade Coordenadora –Vitória- e o grupo de apoio, formado por Santo André e Guarulhos.
Em Santo André, cidade que foi Coordenadora da Rede até agosto deste ano, aconteceu o encontro dos membros da Rede Territorial Brasileira de Cidades Educadoras (REBRACE/AICE).
A reunião da Rede do dia 9 de agosto, no Anfiteatro da Câmara Municipal de Vereadores, contou com a presença dos representantes de Belo Horizonte, Guarulhos, Horizonte, Mauá, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo, Sorocaba e Vitória.
Depois da abertura da Secretária de Educação de Santo André, Dinah Zekcer, em representação do Sr. Prefeito, se apresentou a Associação Internacional de Cidades Educadoras, assim como as linhas gerais para o ano 2017 na Delegação para América Latina, pela Diretora da Delegação, Sra. Laura Alfonso. Por outro lado, o Sr. Paulo Louro da cidade de Lisboa, e representante da Rede Territorial Portuguesa, falou sobre as potencialidades do trabalho em Rede.
A Sra. Cleide Bauab Eid Bochixio, Secretária Adjunta da Secretaria de Educação, apresentou o balanço do mandato 2014-2017 de Santo André a frente da Coordenação da Rede Brasileira, e também foram tratados o funcionamento, as atividades e o plano da ação da Rede. O encontro também foi eleita a nova cidade Coordenadora –Vitória- e o grupo de apoio, formado por Santo André e Guarulhos.
Na quinta-feira (10 de agosto), se realizou uma atividade extra no Consórcio Intermunicipal Grande ABC: o Seminário “Ser Cidade Educadora – a importância para o trabalho dos Governos locais”. O evento, organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Educação, em conjunto com a Secretaria de Educação de Santo André, permitiu divulgar a atuação da Rede de Cidades Educadora, realizar uma Mesa de Redonda, e uma Mesa de Debate para apresentar distintas experiências.