Projeto NETBUS em Santiago – RS
Net Bus, um ônibus acessível, internet via wifi itinerante para que estudantes tenham conexão à internet para realização das propostas das atividades remotas
A Educação como direito sempre trouxe em seu contexto evolutivo o desafio aos gestores públicos na formatação de políticas públicas para garantia desta. Neste ano de 2020, mais precisamente a partir do mês de março, esses desafios se evidenciaram muito explicitamente, com o fechamento das escolas e a suspensão das aulas presenciais por tempo indeterminado na rede municipal de ensino de Santiago (decreto 014/2020) como medida sanitária, colocando estudantes, famílias e professores em isolamento social por conta da pandemia da Covid-19. Essa situação exigiu um planejamento emergencial estratégico da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SMEEC) para manter o vínculo com estudantes, famílias e professores, reduzindo os impactos desta desmobilização. Após levantamentos das realidades dos estudantes em seus territórios, nessa reorganização da vida escolar, constatou-se que a falta de acesso ou o acesso limitado à internet configurou-se como um obstáculo para que a totalidade dos estudantes fosse contemplada com as propostas de ensino remoto. Assim, entre as várias estratégias planejadas para o enfrentamento da manutenção da educabilidade neste período, a gestão da SMEEC investe em mais esta estratégia, o Net Bus que se destina a ofertar e ampliar a conectividade e acesso à internet aos estudantes e seus familiares com as ferramentas digitais, reafirmando o compromisso com a equidade e inclusão, princípios indispensáveis para uma educação integral e de qualidade. O objetivo é oferecer conexão à internet via wifi itinerante aos estudantes e suas famílias, em seus territórios para ampliar as possibilidades de acesso e realização das propostas das atividades remotas, fomentar e garantir o contato com suas escolas e professores, fortalecendo os vínculos. O público alvo são os estudantes da rede municipal de ensino e seus familiares nos territórios que residem.
O Net Bus, consiste em um ônibus acessível, com wifi (dispositivo de rede local sem fios), que se deslocará aos bairros, conforme cronograma em anexo, onde os estudantes poderão, em um raio de até 90 metros de distância do ônibus, fazer conexão à internet. Estará disponível também, no interior do ônibus, o qual tem 29 lugares e que, poderá ter a metade de sua capacidade ocupada pelos estudantes e/ou familiares, sendo 14 pessoas por vez, obedecendo os protocolos de higienização e distanciamento. Os estudantes terão a sua disposição também, no interior do ônibus, um notebook e uma impressora para suprir alguma necessidade imediata em suas atividades. O Net Bus terá um profissional da Educação para prestar auxilio necessário no momento da conexão, bem como as orientações quanto aos protocolos de distanciamento, evitando as aglomerações.