RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Vitória apresenta experiência em cidade educadora para Viana

"Uma cidade se torna educadora num processo dialógico e intencional que não tem fim, atua continuamente para transformar os seus espaços em educadores. Trata-se de considerar a função pedagógica em todos os processos urbanos".

08-06-2018    Conscientização   Encontro   Mobilização   Palestra

O Programa Cidade Educadora da Prefeitura de Vitória foi tema de um workshop na Semana de Meio Ambiente de Viana. O técnico educacional Ramires Maurício Brilhante e o sociólogo Paulo Rogério Cândido contribuíram com as reflexões. Ambos atuam no Observatório de Indicadores da Cidade de Vitória.

Eles apresentaram os conceitos norteadores do programa e as experiências de cidades participantes, além de fazer dinâmicas para levantamento e reflexão sobre o diagnóstico situacional do município. O objetivo foi compartilhar com Viana o que é ser uma cidade educadora.

«Uma cidade se torna educadora num processo dialógico e intencional que não tem fim, atua continuamente para transformar os seus espaços em educadores. Trata-se de considerar a função pedagógica em todos os processos urbanos», explicaram os expositores.

 

Cidade Educadora

Vitória é a sede nacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), que trabalha para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais, tomando consciência e reforçando o potencial educador das atuações e programas de saúde, meio ambiente, urbanismo, mobilidade, cultura e desporto.

No período de três anos, a capital irá organizar reuniões, conduzir trabalhos e expandir o número de cidades participantes. São cerca de 500 cidades no mundo ligadas à entidade. No Brasil, são apenas 14 cidades e, no Espírito Santo, apenas Vitória é uma cidade educadora, desde 2013.

 

Observatório

O Portal do Observatório de Indicadores da cidade de Vitória  é um instrumento de controle social e de suporte à tomada de decisões mantido pela Prefeitura de Vitória, em conformidade com o decreto nº 17.289/2018, que trata da Política Municipal de Monitoramento de Indicadores.

 

Publicada em 07/06/2018, às 16h34

Por Alexandre Lemos (aljunior@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM Acesse aqui!