Vitória mostra ações de sucesso em Congresso Internacional de Cidades Educadoras
Sabe aquele orgulho de pertencer a um lugar? Muitos moradores de Vitória têm esse sentimento, o de «pertencimento». E esse é justamente o tema do XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que acontece na cidade de Cascais, em Portugal, de 13 a 16 de novembro.
Representantes da Prefeitura de Vitória vão apresentar alguns projetos que se destacam por reforçar a sensação de que a cidade é de cada um dos moradores, um dos princípios de uma «cidade educadora».
Participam do congresso representantes de 485 cidades de 36 países. De 2017 até 2020, Vitória é a «cidade sede» dos 15 municípios brasileiros que fazem parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), que estimula que todas as ações feitas nas cidades tenham um viés educador.
A Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) é a articuladora da PMV junto à AICE.
Projetos que serão apresentados
-Projeto de Educação Ambiental com foco em resíduos «Vitória Cidade Limpa»
Secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouaim (Semmam)
-Observatório de Indicadores de Vitória: controle social e eficiência na gestão pública
Assessor do Observatório de Indicadores (Seges), Alberto Frederico Salume Costa
-Sistema dinâmico de melhoria contínua do programa Escola Segura no Trânsito da Vida
Gerente de Formação e Desenvolvimento em Educação (Seme), Truman José vieira Júnior
-Artes visuais e educação integral nos espaços das cidades
Professora de Educação Artística Myriam Fernandes Pestana Oliveira (Seme)
Participação popular
Outro princípio da «cidade educadora» é estimular a participação popular. O assessor do Observatório de Indicadores da PMV (Observa Vix), Alberto Salume, vai debater o assunto durante uma mesa de diálogo com representantes de outros países.
«Por meio do Observa Vix, a administração municipal dá informação sobre a cidade à população e isso qualifica o debate. O engajamento dos moradores é muito importante para o desenvolvimento da cidade», destacou.
Educação Ambiental
O secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, destaca a importância de mostrar o projeto de Educação Ambiental com foco em resíduos «Vitória Cidade Limpa» para representantes de outros países.
«O projeto já possui um vasto histórico de abordagens educativas nas comunidades e escolas, detalhando as responsabilidades e ações que devem ser colocadas em prática para uma cidade ser limpa e ambientalmente protegida».
Educação no Trânsito
O projeto Escola Segura no Trânsito da Vida, que estimula ações de prevenção nas escolas e orienta a comunidade, pais e alunos sobre os fatores de risco no caminho da unidade e por todos os territórios da cidade, também será apresentado.
«Vitória é referência nacional pelas suas conquistas sociais e processos educacionais que foram implementados em diversas áreas. Agora, algumas de nossas experiências foram selecionadas para o Congresso Internacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma delas é o projeto Escola Segura no Trânsito da Vida», destaca o professor Truman, que vai apresentar o projeto.