Encontros regional e nacional da RTPCE em Lagoa-Açores
Os primeiros encontros Regional e Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras do ano 2020 decorreram nos dias 27 e 28 de fevereiro respetivamente, no Convento de Santo António, na cidade de Lagoa dos Açores, numa organização da Câmara Municipal de Lagoa.
Num total de 134 inscrições, para ambos os Encontros, no dia 27 de fevereiro, o Encontro Regional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE),contou com a participação de 21 municípios que pertencem à Rede. Sendo que, outros municípios não aderentes e entidades foram também convidados a participar neste Encontro, num total de 82 participantes neste primeiro dia.
Por seu turno, o Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras que decorreu no dia 28 de fevereiro contou com um total de 123 participantes confirmados, representantes de 41 municípios da RTPCE e de outros municípios e entidades convidados.
A primeira parte do programa do Encontro Nacional foi subordinada ao tema “Diversificar Aprendizagens – Investir na Educação Não Formal”. Do mote do “Desenvolvimento de Competências”, subordinado ao tema Cultura e Património – Núcleos do Museu de Lagoa, todos os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Convento de Santo António e a Coleção Visitável da igreja Matriz de Lagoa.
Também no dia 28 decorreu a reunião da RTPCE com as aprovações dos Relatório 2019 e Plano de Atividades 2020, alteração ao Regimento da RTPCE no seu artigo 3º; informações sobre os grupos Temáticos de Trabalho; atualização da Carta de Princípios da AICE; processo de atribuição de Bolsas para a participação no XVI Congresso Internacional da AICE, em Katowice; informação sobre a produção de um logotipo da RTPCE.
Já o Encontro Regional, em torno da temática Construir a Cidade Educadora, contou com duas sessões de apresentação de Boas Práticas, seguindo-se uma visita ao Núcleo Museológico do Presépio.
Após a apresentação de diversos temas, por parte dos oradores convidados, o dia terminou com uma Tertúlia à volta do tema “Cidade Educadora”, com a presença dos vereadores da Comissão de Coordenação da Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras e outros municípios da RTPCE.
De ressalvar que, a Lagoa afirma-se, assim, como sendo uma Cidade Educadora que aposta na educação e esta iniciativa pretendeu reforçar a proposta de Cidade Educadora, partilhando experiências e ideias educadoras entre os vários municípios e entidades presentes. Para a Câmara Municipal de Lagoa, estes encontros são uma mais-valia e uma verdadeira ferramenta de transformação social, através do envolvimento da comunidade nas decisões políticas e sociais, num exercício de uma cidadania ativa, reforçando assim a vivência democrática no concelho.