
Almada acolheu hoje o 2.º Encontro de 2024 do grupo de trabalho da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.
Encontro Grupo Temático de Trabalho "Cidades Inclusivas", Almada, 11 de outubro
Inclusão pela Arte foi o tema que reuniu, no Auditório Fernando Lopes-Graça, dezenas de técnicos de vários pontos do país, para partilharem experiências e saberes, ouvindo ainda o testemunho dos artistas presentes.
Luísa Bexo, presidente da Associação ALMASÃ, trabalha na inclusão pela arte há 38 anos. “Tenho a prova viva de que a Arte modifica a vida destas pessoas, a sua autoestima, os níveis de felicidade, a sua curiosidade e o seu conhecimento. Mas também das famílias.”
Dá o exemplo da sua aluna Helena David, que tem conquistado vários prémios e já recebeu encomendas de obras suas. “A Helena é a artista da família, é ela que leva a cultura para dentro de casa, que lhes fala de artistas. A Arte aproxima, desbloqueia, faz respeitar.”
“Este dia foi um momento de partilha, de colaboração e sobretudo de inspiração para todos nós que defendemos cidades mais justas e inclusivas. Em Almada sabemos bem como promover a coesão social, o diálogo entre comunidades e a construção de uma sociedade mais equitativa”, sublinhou a presidente da #CMA.