Encontro do Grupo de Trabalho Cidades Inclusivas da RTPCE
No passado mês de Fevereiro, o Grupo de Trabalho Cidades Inclusivas reuniu no município do Fundão.
O grupo abordou a temática das Migrações e a Inclusão. No Encontro estiveram presentes os seguintes municípios: Almada, Arruda dos Vinhos, Covilhã, Fundão, Matosinhos, Odemira, Torres Vedras, Vila Nova de Famalicão e Vila Real e das seguintes entidades: Alto Comissariado para as Migrações e representantes da metodologia EKUI.
Dando-se inicio a abordagem de uma nova temática da ação municipal, foram apresentados os Planos Municipais para a Integração dos Migrantes (PMIM)dos concelhos de Almada, Fundão, Odemira, Torres Vedras e Vila Nova de Famalicão, sob a moderação da Dra. Sónia Pereira, Alta Comissária para as Migrações. Ocorreu ainda a apresentação da metodologia EKUI, pela Professora Celmira Macedo, coordenadora desta iniciativa. A EKUI é uma metodologia de aprendizagem multissensorial inclusiva. Em 2023, teve o reconhecimento da HundrED Global Colletion.
No âmbito das atividades a realizar em 2023, o Grupo de Trabalho consensualizou no levantamento dos recursos existentes, muitos deles elaborados ao abrigo dos PMIM, para serem partilhados pelos municípios que integram a RTPCE no Encontro a realizar em Outubro, propondo-se ainda dedicar um Boletim da RTPCE a esta temática.
O Encontro culminou na visita a dois centros museológicos que integram a Rede “Casas e Lugares do Sentir” do município do Fundão.