Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras
Miranda do Corvo foi o município anfitrião de mais um Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, no dia 6 de março de 2015.
Para além da sessão de boas vindas pelo Senhor Presidente e restante Executivo da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, realizado nos paços do concelho, a parte da manhã foi preenchida com uma “Prova de Orientação Patrimonial”, com visitas a vários pontos de referência patrimonial e cultural do concelho, culminando numa visita ao Parque Desportivo da Quinta da Paiva, inserido no parque Biológico da Serra da Lousã – Vida Selvagem de Portugal.
Este equipamento, várias vezes premiado, tem como missão integrar trabalhadores portadores de deficiência vitimas de exclusão social e/ou desempregados de longa duração, associando a biofilia a fins terapêuticos, como a hipoterapia e terapia ocupacional para as pessoas com doença mental. E como objetivos promover a paixão pela Natureza e sensibilizar para a valoração do património histórico, cultural e preservação ambiental.
Tem como parceira a Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional – que trabalha a integração dos diversos grupos e no convívio inter-geracional.
Seguiu-se o almoço servido no Convento de Semide, espaço onde funciona um
polo do CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato, cujos alunos de hotelaria serviram a refeição.De salientar que este equipamento acolhe também um Colégio para crianças e jovens em risco.
Pelas 14h30 teve inicio a reunião da RTPCE, nos Paços do Concelho de Miranda do Corvo, onde estiveram presentes cerca de 46 representantes de 23 Municípios membros da RTPCE.
Em primeiro lugar foram apresentadas as Atividades desenvolvidas por esta Rede em 2104. Em seguida, procedeu-se à eleição da Comissão de Coordenação para o biénio 2015/2016.
Apresentaram candidaturas os Municípios de Braga; Évora; Loulé; Odemira; Paredes; Porto; Torres Vedras; Vila Franca de Xira e Vila Nova de Famalicão, tendo este retirado a sua candidatura, antes de se iniciar o processo de eleição, pelas razões enunciadas no documento de apresentação da mesma.
Após eleição, por voto secreto e presencial, ficou assim constituída a Comissão de Coordenação da RTPCE pelos Municípios de Almada e Lisboa (por inerência) e eleitos – Braga, Évora, Odemira, Paredes e Torres Vedras.
Seguidamente, foram dadas informações sobre os Grupos de Trabalho Temáticos, pelos municípios coordenadores.
O Plano de Atividades para 2015 foi aprovado por unanimidade, após algumas alterações propostas:
• Alteração da data do VI Congresso Nacional das Cidades Educadoras – Almada, 12,13 e 14 de novembro de 2015;
• Integração de mais um Grupo de Trabalho Temático – Municipalização/Territorialização da Educação – a ser coordenado por Loures e Vila Franca de Xira;
• Local do próximo Encontro Nacional – Braga – com data a definir.
Por fim, foram dadas informações sobre a última reunião do Comité Executivo que teve lugar em Barcelona, tendo sido sublinhada a intervenção da Vereadora Graça Fonseca, de Lisboa e em representação da RTPCE e apresentados os 4 Eixos para o Plano Estratégico da AICE 2015-2018.