RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

Red Temática:Educação ao Longo da Vida

Cidades integrantes: Alfândega da Fé, Almada, Almodôvar, Angra do Heroísmo, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Barcelos, Braga, Cascais, Condeixa-a-Nova, Covilhã, Entroncamento, Esposende, Famalicão, Fundão, Loulé, Loures, Matosinhos, Miranda do Corvo, Odivelas, Oeiras, Odemira, Palmela, Peniche, Pombal, Póvoa de Lanhoso, Reguengos de Monsaraz, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sesimbra, Setúbal, Silves, Soure, Tábua, Valongo, Vizela.

Cidade Coordenadora: Loures

Contacto: António Monteiro I Nuno Galhardo

Telefone: 211 151 115

Emailde@cm-loures.pt

🔗 Educação ao Longo da Vida – Perspetivas, Reflexões e Propostas

Facebook da RTPCE

Cidades Associadas

Experiência Destacada

Siga nosso Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.

Noticias

Inteligência artificial em debate no 3.º Encontro Nacional Educação ao longo da vida.

No âmbito da atividade do grupo temático de trabalho educação ao longo da vida, da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, constituído por 36 municípios portugueses e coordenado pelo Munícipio de Loures, realiza-se no dia 18 de novembro, em Loures, o Encontro Nacional. [...]

Encontro Nacional “Educação ao Longo da Vida”

Angra do Heroísmo, Portugal, 28 e 29 de novembro. [...]

Objetivos de la Red

Objetivo geral

Promover, no âmbito da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, um trabalho coletivo e sistemático de pesquisa, reflexão, debate e produção de conhecimento sobre a Educação ao Longo da Vida, com ênfase nas suas múltiplas dimensões, nas políticas públicas, nos conceitos estruturantes e nas categorias associadas. Estimular a disseminação de boas práticas e fomentar a construção de uma cultura sólida de Educação ao Longo da Vida, que assegure o desenvolvimento humano, social e económico, por meio de abordagens inclusivas, inovadoras e sustentáveis, reconhecendo a educação como um direito fundamental e um pilar essencial para a coesão social, o bem-estar coletivo e o progresso das comunidades.

 

Objetivos específicos

  • Promover o Acesso Inclusivo e Equitativo à Educação ao Longo da Vida: Fomentar o acesso universal e equitativo à aprendizagem em diversos contextos (formais, não formais e informais), assegurando que todos os cidadãos, independentemente do seu género, sexualidade, idade, etnia, língua, cultura, classe social, deficiência ou qualquer outra característica passível de discriminação, possam participar plenamente no processo educativo ao longo da vida.
  • Apoiar a Inovação Educativa e Valorizar as Aprendizagens ao Longo da Vida: Contribuir para a implementação de práticas pedagógicas inovadoras e tecnologicamente adaptadas às exigências de uma sociedade em constante transformação, promovendo o reconhecimento de competências e saberes adquiridos ao longo da vida.
  • Fortalecer Redes de Colaboração e Disseminar Boas Práticas: Contribuir para o reforço de parcerias estratégicas entre municípios, instituições educativas, comunidades e outros stakeholders, criando espaços colaborativos e propícios à partilha de boas práticas, recursos e inovações pedagógicas.
  • Realizar Encontros, Produzir Documentos e Promover a Pesquisa: Organizar anualmente um Encontro ou Fórum temático, assim como outras sessões ou reuniões de trabalho, sobre Educação ao Longo da Vida, reunindo especialistas, académicos, decisores políticos e a sociedade civil para debate, partilha de boas práticas e disseminação de experiências inspiradoras. Adicionalmente, desenvolver documentos orientadores e recomendações estratégicas para políticas públicas locais sustentáveis, incentivando a pesquisa contínua, com o intuito de sistematizar o conhecimento e criar ferramentas que ampliem o impacto educativo e social desta abordagem.